Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Passat TS - Meu Primeiro Carro e Próximo Projeto

Em 1967, aos 3 anos, já não desgrudava dos carros 

Desde muito criança, não desgrudava dos carros. Acompanhei desde muito cedo competições automobilísticas na TV e nas pistas e também lançamentos de carros no mercado brasileiro. Gostava de visitar concessionárias, passear nos carros de todos os tios, amigos dos meus pais e pais dos meus amigos para analisar cada detalhe de cada carro deles.  
Quando adolescente, já contava os dias para completar 18 anos e poder dirigir nas ruas o meu primeiro carro de verdade. Com 16 anos comecei a trabalhar e juntar dinheiro especificamente com este fim.
**
Também nesta época eu tinha duas paixões platônicas: o Puma e o Passat TS.
Recentemente, agora bem mais velho, adquiri um Puma GTI 1980 (fabricado justamente quando eu tinha 16 anos) e estou (ainda, e eternamente pois isto não tem fim) fazendo dele um bom Puma e relato isto desde a compra em um blog feito exclusivamente para este Puma e que permanecerá sendo atualizado pois obra de restauração e o uso no dia a dia jamais termina.
O primeiro projeto, sempre em andamento
**
Em 1982, aos 18 anos, obtive minha carteira de motorista e estava pronto para dirigir. O dinheiro que tinha guardado naqueles dois anos de trabalho não era suficiente nem de longe para comprar à vista um Puma ou Passat mesmo que bastante usados. Mas eu já estava empregado em uma indústria farmacêutica como efetivo e poderia fazer um financiamento. Decidi, então, procurar por um Passat TS.
Encontrei um de sonho. Preto, ano 1980, com os faróis retangulares então com apenas 2 anos de uso. 
A prestação do carnê de 24 meses levava quase todo o meu salário. A gasolina e o seguro eram caros e consumiam o que sobrava do salário. Só o colocava nas ruas de sexta-feira a domingo para poupar combustível. No resto da semana trabalhava de ônibus.  
** 
Este TS ficou comigo até 1986, foi meu primeiro carro e afirmo estar no "top 3" dos melhores que já tive até hoje, incluindo os atuais. Vendi por necessidade de, à época, fazer caixa para o sinal da primeira casa própria. 
Se o Puma que hoje tenho era o desejo de uma paixão platônica, o Passat TS foi a realização de uma paixão. Eu tive.
E deixou saudades.
**

Carro antigo vicia quem entra em seu primeiro projeto. Principalmente quando os carros escolhidos foram objetos de paixão. Resolvi então entrar em outro projeto. O de resgatar um Passat TS "de farol retangular" e torná-lo o mais original possível. Há três meses tenho buscado um que ofereça a maior quantidade possivel de ítens originais, e ano de fabricação entre 1979 e 1982.
É difícil esta busca pois o Passat é um dos preferidos da galera do "tunning" e a maior parte dos que estão à venda já estão modificados de forma irreversível.
Respeito quem modifica carros antigos, questão de gosto, mas eu não gosto. Quero resgatar a originalidade de um Passat TS e com isto resgatar também um pouco da minha própria história.
**

Neste momento estou escolhendo entre três Passat TS que já vistoriei para a compra. Já tenho um preferido. Faltam apenas detalhes para fechar o negócio.
Este blog descreverá a trajetória deste projeto de resgate. E também no Twitter.

Agradeço especialmente ao André Grigorevski, mestre Passateiro da HPdoPassat, que tem me dado valiosa consultoria na conferência dos ítens originais de cada Passat que visito.

Bem vindos.

Abraço,
@MarceloSCamara
Twitter: http://twitter.com/semeuTSfalasse
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

3 comentários:

  1. Marcelo, tenho certeza que você fará a melhor escolha e que algum Passat TS por aí está prestes a ganhar um novo e dedicado dono!

    Conte comigo em tudo que for possível!

    ResponderExcluir
  2. Nem tenho muito o que falar. Estou admirado e torcendo desde já pelo sucesso da empreitada. Vai ser um prazer acompanhar, parabens meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. André,
    Seu site já responde quase tudo, mas pode ter certeza que perguntarei todas as dúvidas que restarem a fim de fazer um bom Passat.
    Rafinha,
    obrigado. Também estarei acompanhando a sua saga com o Fusca 69.

    ResponderExcluir