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segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicas do Site Autoshow para a Inspeção Veicular (SP)

MATÉRIA REPRODUZIDA DO SITE AUTOSHOW:
http://autoshow.uol.com.br/news/classicos-e-tuning/classicos/dicas-para-o-seu-antigo-passar-na-inspecao-veicular


Evite dor de cabeça na hora da avaliação e leve o carro ao seu mecânico de confiança

Por Marcos Camargo Jr.
Carro antigo é completamente diferente de carro novo, desenvolvido e produzido com a tecnologia disponível nos nossos dias. Desde o início deste ano, o programa de Inspeção Veicular Gratuita na capital de São Paulo abrange todos os veículos da frota, independente do ano de fabricação.
                                                                           
Aqui no Auto Show já falamos sobre as questões que deveriam ser repensadas quando se trata de carro antigo. Enquanto a Prefeitura de São Paulo e a Controlar parecem desconsiderar a questão dos carros antigos, por desconhecimento, os donos de carros antigos buscam meios de regular seus motores e carburadores, e por fim aprová-los na Inspeção Veicular Obrigatória.
Para ajudar você nesta difícil tarefa, selecionamos algumas valiosas dicas pensadas especificamente para um carro antigo, com no mínimo 20 anos de fabricação.


Leve seu carro para uma inspeção prévia, que irá analisar de fato os níveis de emissões de poluentes. Ajuste a marcha lenta para obter o maior rendimento do combustível;
Troque velas, cabos, rotor, condensador e platinado (se houver) e tampa do distribuidor, se estiver com qualquer avaria;
No motor, é preciso que funcione de forma regular: regule as válvulas, verifique os algum barulho como batida metálica etc.;
Fique atento a qualquer vazamento de óleo do carro, pois este item pode reprovar o veículo. Verifique a tampa do Carter, bujão do cárter, capa dos tuchos, tampa de válvulas e juntas, retentor do volante ou polia. Atenção ao óleo que pode vazar e umedecer peças da suspensão;
Refrigeração: fique atento ao radiador furado, reservatório de água com vedação ruim, mangueiras ressacadas e furadas, braçadeiras soltas e bomba d´água vazando;
Escapamento: um mínimo furo no sistema de escape é suficiente para reprovar o carro;
Carburador: além do ajuste fino é importante verificar se o combustível não vaza pelas bordas em nenhum momento. Verifique se as tomadas de vácuo estão ligadas no lugar certo. Em caso de vazamento, o carro é reprovado. É recomendada a revisão e limpeza do sistema, além da troca das juntas;
Correias e mangueiras: verificar se não há rachaduras e rompimentos, ou se as correias estão desfiadas;
Canister (peça que acumula os gases que evaporam do tanque, por excesso de gasolina): verificar seu funcionamento;
Volkswagen a ar: verificar o coletor de admissão nos motores com um carburador. Ele deve estar ligado ao escapamento.  A mangueira do respiro do Carter deve estar presa ao filtro de ar;
Documentação de acordo com o veículo: se o carro tem cor diferente da que aparece no documento ou o combustível usado não é o mesmo especificado no documento, regularize-o;

 
É importante lembrar que fumaça azul (resultado da queima de óleo) reprova o veículo de imediato. Antes, é preciso verificar com seu mecânico de confiança se há problemas no cabeçote (válvulas e retentores), anéis gastos, pistões, paredes riscadas ou respiro do cárter entupido. O funcionamento irregular do motor também reprova. Durante a inspeção o técnico é que aciona o motor, por isso é importante que o carro ligue de imediato e mantenha a marcha lenta para poder ser analisado.
Entre os antigos, só os carros com placa preta ou motor dois tempos não fazem inspeção. Este é mais um indício de que uma inspeção visual em todos os carros antigos em bom estado, já seria suficiente para tornar o trânsito mais seguro, o que é uma preocupação comum. Afinal, a quantidade de antigos em bom estado é ínfima diante dos mais de seis milhões de automóveis que circulam na região metropolitana de São Paulo.

Postado pelo site autoshow.uol.com.br em 26/04/2010.

Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

2 comentários:

  1. Segundo o professor Luiz Carlos Molion, representante da América Latina na Organização Meteorológica Mundial e pós-doutor em meteorologia, as medidas para a reduzir as emissões de carbono, como aqueles advindas de controles como a Inspeção Veicular Obrigatória realizada na cidade de São Paulo, não vão produzir efeito no clima mundial. “O gás carbônico não controla o clima global”, garante. A quantidade de carbono lançada pelo homem é ínfima, é irrisória, se comparada com os fluxos naturais dos oceanos, solo e vegetação. Para a atmosfera, saem 200 bilhões de toneladas de carbono por ano. O homem só lança seis. O professor, devido ao fato do gás carbônico ser utilizado pelas plantas para fazer fossíntese, considera o mesmo como o “gás da vida”. Veja aqui a entrevista de Molin: http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/noticias/reduzir-co2-expelido-pelos-carros-e-motos-nao-impede-aquecimento-global-diz-meteorologista.html


    Além disso, de acordo com a Constituição brasileira, promulgada em 1988, "todos são iguais perante a lei". E eu cito:

    "TÍTULO II
    Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I
    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)"

    Assim, não é legalmente aceitável que o dono do carro com motor de dois tempos ou
    com placa preta seja dispensado da inspeção e os outros não. O princípio da igualdade é ferido. Isso, por sí só, já abre o precedente necessário para que os interessados entrem com ações na justiça contra a inspeção, ainda mais porque ela é regional e não nacional. acompanhem o desdobramento da luta contra esse embuste lendo a revista Rod & Custom!

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  2. Não está tão dif[ícil assim de passar. vai aqui algumas dicas:
    Caminhão/automóvel diesel: No dia da inspeção peça ao bombista para fechar ao máximo a regulagem da bomba, coloque no motor óleo bem mais grosso que o normal para não fazer fumaça azul, descontamine todo o sistema de escape com acido sulfúrico (pode ser solução para bateria), se puder descontamine o tanque da mesma forma. A descontaminação com o ácido é para criar a oxidação dos gases quando entrar em contato com a fumaça vinda do motor e por fim use somente Diesel Podium da Petrobras. Se puder rode com esse diesel podium alguns dias antes para descontaminar todo o sistema de tubulação de combustível.

    Para automóveis a gas/álcool/: Descontamine o sistema de escape da mesma forma acima para caminhão, utilizse gas/alc podium, se puder rode uns 50 kms antes da inspeção para descontaminar o sistema, e como a gas/alc podium possui explosão antecipada atrase o ponto de ignição, feche ao máximo a entrada de combustível, deixe o rpm na faixa de 1100 (quanto mais acelerado em marcha lenta é melhor para diminuir o co e o HC).

    Depois de aprovado é só desfazer tudo isso. e voltar como estava antes.

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