Chegou a peça que faltava (o condensador) e foram montados os itens que faltavam:
- o próprio condensador
- a válvula termostática
- as coifas da homocinética
- os cabos de vela
No teste final do carro surgiu um novo problema: a água não estava circulando a contento e retornava fervendo para a caçamba de plástico.
Encostando a mão no radiador percebia-se que ele estava quente em cima e frio embaixo. O diagnóstico foi que o radiador apresentava entupimento. Quando foi retirado percebemos que havia muita corrosão. A decisão foi comprar um novo.
Radiador novo
Identificamos também após testes que a bateria não segurava a carga e que seria necessária uma nova.
Saí da oficina com o objetivo de parar em um autocenter para a troca dos pneus, dos amortecedores e da bateria. No caminho parei para abastecer com combustível e ao tentar religar o carro a bateria antiga já acusou seus problemas da idade e do tempo em que este carro ficou parado com o ex-dono. Como já estava bastante próximo do autocenter Della Via, fui até lá, comprei a bateria nova e já instalamos no posto mesmo.
Bateria nova
Com a bateria nova, segui viagem com o carro até o autocenter. Lá seriam feitas as trocas dos amortecedores, dos pneus, alinhamento e balanceamento.
Comprei os amortecedores Cofap convencionais mesmo, um kit dos amortecedores e 4 pneus Pirelli P4 175/70R13.
Ao levantar o carro no elevador descobrimos uma falha na remontagem do motor: faltavam as porcas dos coxins do motor. Foram repostas lá mesmo.
E notamos também a importante ausência do protetor de cárter. E agora? Será que tinha e foi esquecido na remontagem? Ou será que não tinha? Não sei, só solucionarei esta dúvida amanhã em uma revisita à oficina.
Na troca dos amortecedores a impressão foi a que os que estavam no carro deviam ter 28 anos... Do par dianteiro, um estava estourado com vazamento e o outro tinha até barro dentro.
Os pneus que estavam no carro eram recondicionados e já em meia-vida. Tchau para eles.
Pneus e amortecedores novos
Alinhamento e balanceamento
No final, quase noite, foi realizado o alinhamento e balanceamento. E fim desta etapa.
Na volta para casa notei no painel mais uma falha a ser corrigida (provavelmente da remontagem do motor) que foi o fato do conta-giros não estar funcionando. Estava funcionando antes de ter o motor retirado.
Achei também que o escapamento está barulhento. A verificar.
Desde que comprei este carro há um mês esta será a primeira noite que ele vai dormir fora da oficina. Portanto precisei trancar as portas. E descobri que a porta do motorista não está travando na chave. Tive que trancar por dentro e sair pela porta do carona. Mais um detalhe para ser acertado.
Permaneço em busca do jogo de rodas originais, aro 13 e 5 polegadas. Já está incomodando a minha visão esta roda de Gol que está montada nele.
Agora para encerrar a fase de mecânica e elétrica falta pouco, eu acho.
Abraço,
@MarceloSCamarae-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com
Se o carro já era bom, está caminhando a perfeição a cada dia!
ResponderExcluirO protetor de cárter não vinha de série (a não ser nos LSE "Iraque", pelo que lembro). Os proprietários é que tratavam de instalar, mesmo que fosse ainda na concessionária. Podem ter esquecido mesmo de montar de volta, ou então o primeiro dono nunca instalou mesmo.
O TS está cada vez melhor! Os detalhes são resolvidos aos poucos, a medida em que se usa o carro e se descobre mais uma ou outra coisa, geralmente de fácil correção.
André,
ResponderExcluirhoje descobri que, de fato, foi "esquecimento" na montagem. O protetor do cárter está na oficina e será recolocado amanhã. Assim como a religação do conta-giros.
No próximo post o primeiro dia na rotina com o TS.
Abraço.