Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Estréia


Decidi que estrearei o TS em Interlagos na 2a Etapa do Torneio Interlagos de Regularidade que ocorrerá no próximo sábado, 3 de julho.
Será coisa "light", irei para voltas em torno de 3 minutos (média de 86,18 km/h por volta e máxima de 120 km/h nas retas) durante 45 minutos.
O motor precisa ser amaciado e testado após todo o trabalho que foi feito nele.  
Além disto o Puma, que tem participado destes eventos, precisou de uma cirurgia cardíaca e está temporariamente fora de combate.

Se algum outro Passat quiser fazer companhia, as informações para inscrições estão neste link.

Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

Torneio Interlagos de Regularidade - 2a etapa - 03/10/2010

 
Acontecerá no dia 03 de julho de 2010 a segunda etapa do Torneio Interlagos de Regularidade, promovido e organizado por Jan Balder.

"Agende-se para a próxima etapa do Torneio Interlagos de Regularidade 2010, dia 3 de julho. O briefing prévio e as inscrições antecipadas acontecerão no Restaurante Juan de Marco no dia 30 de junho, quarta-feira, a partir das 19:00 horas.
O Torneio este ano passou a contar com área exclusiva dentro do Autódromo de Interlagos, com estacionamento coberto, disponibilizando em um único local a secretaria de prova, vistoria dos carros, apuração e amplo espaço para confraternização, oferecendo maior conforto para competidores e acompanhantes." 


Informações e inscrições neste link.

O TS está com o novo motor em testes. Quem sabe...

Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

sábado, 19 de junho de 2010

Ensaio Fotográfico #1



Agora que o TS está começando a ficar com aparência de Passat, encorajei-me a escolher uma locação para realizar umas primeiras fotos (amadoras) de corpo inteiro (do carro, é claro).
Ainda faltam alguns itens para que ele se torne um TS de farol retangular exemplar nos quesitos beleza e  originalidade, mas já está melhor que antes. Comentarei os itens faltantes a cada foto.


Na frente ainda faltam os frisos cromados da grade do radiador, que formam um "bigode" em torno do emblema "VW" que passa acima do emblema "TS". Este item é fácil de encontrar.
A presilha do emblema "TS" está com um parafuso aparente que será corrigido.
O pára-choque dianteiro deverá ser cromado novamente um dia e, abaixo do carro, o protetor do cárter deverá ser tratado e pintado pois apresenta ferrugem. A lente do pisca dianteiro esquerdo tem uma rachadura. Deverá ser trocada.



O lado direito do carro, reza uma lenda, não vinha com o emblema "TS" na versão original de fábrica (só existia no lado esquerdo). Como acho bonito, vou deixando este que está aí... quando os outros itens ficarem prontos, eu retiro. 
A faixa preta que passa abaixo dos vidros, reza outra lenda, deveria ser um adesivo. O proprietário anterior quando restaurou a pintura fez esta faixa pintada no carro. Ou seja, no meu TS, não é um adesivo.



O lado esquerdo do carro está quase perfeito. O quase é por conta de uma quase imperceptível mancha típica de goteira de laje que está na coluna traseira.




A traseira é onde há mais irregularidades em relação à originalidade. 
Apesar das lanternas serem Cibié originais VW, são do ano errado.As corretas do modelo 82 também são tricolores, porém sem o friso cromado entre as lentes. Uma hora eu encontrarei as originais de 82...
O outro erro é a pintura em preto da superfície por trás da placa. Esta pintura deveria estar na cor do carro, no modelo 1982. Corrigirei.
E também o pára-choque traseiro deverá ser cromado novamente.

Isto foi uma análise apenas da parte externa do carro. Em um post futuro farei uma análise do interior.



Viram como ainda falta coisa a fazer? 

 Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

Aquisição - As Rodas Originais

Deu trabalho, mas valeu à pena.
Desde o dia da compra do TS o que mais me incomodava os olhos era ver aquelas rodas de Gol montadas nele. Até hoje não entendi bem o que levou o dono anterior a trocar as rodas originais por aquelas. Detonavam com a harmonia do carro.


Antes, rodas do Gol que tiravam a "alma" do visual do Passat

Durante praticamente um mês, parei em todas as borracharias pequenas por onde passasse para perguntar se tinham alguma roda de Passat "sobrando" por lá. E assim, primeiro encontrei duas, em uma borracharia. Em péssimo estado. Negociei e fiquei com elas.
Depois, uns 3 dias depois, em outra borracharia pequena encontrei mais uma. Fiquei com ela. E com mais uma semana surgiu, no mesmo local das duas primeiras, mais uma. O borracheiro soube desta com um colega dele e guardou para mim. 
Todas as quatro rodas necessitavam de restauração. Juntei todas e levei a um outro borracheiro, que também trabalha com restauração de rodas. Algumas precisaram ser desamassadas e depois foram lixadas e pintadas em "prata lunar".

O resultado final das rodas ficou assim:

E o carro voltou a ter aparência de Passat:


Abraço, 
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Passeio em Interlagos


No último sábado, 12 de junho,  levei o carro para que ele fosse conhecer Interlagos. Era dia de prova da Classic Cup.
Foi também a primeira vez em que tive a oportunidade de andar com o TS em trânsito livre. Todas as saídas anteriores haviam sido para o escritório em horários de "rush" no trânsito.
O carro rodou macio durante todo o percurso de ida e volta. Não deu sustos. Que permaneça assim.

A foto acima espero que tenha sido a última com estas rodas erradas


Quando estiver com minha total confiança ganhará umas voltas na pista...

Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aquisição - Calotas Copinho


A aquisição que chegou hoje (via Mercado Livre) foi de 1 kit com 4 calotas copinho. Só não tenho ainda aonde instalá-las.
Segundo o borracheiro informou, ele conseguiu as 4 rodas originais de 5 polegadas e me entregará após tê-las restauradas. A ver. 
Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

domingo, 6 de junho de 2010

O Emblema "Passat" Correto

Neste final de semana mais um item foi substituído no TS. Um item simples, fácil e barato mas que faz diferença. 
O emblema "Passat" do capô do porta-malas que estava no carro era, de forma errada, dos modelos mais novos.

ANTES: Com o emblema "Passat" mais moderno


AGORA: Com o emblema "Passat" correto para o modelo 1982


A lanterna permanece errada (apesar de ser Cibié original VW), pois também é mais moderna. A correta (em 82) não possui o friso horizontal cromado entre as lentes.

Mas aos poucos vai tomando forma.

Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

quinta-feira, 3 de junho de 2010

De volta à bat-caverna


Ele voltou. 
No câmbio bastou a troca das buchas do trambulador e da mola da alavanca. 
Os "esquecimentos" na remontagem foram corrigidos: o conta-giros foi religado e o protetor do cárter foi reinstalado. O carburador foi regulado mais uma vez, já que o carro estava mais acelerado do que devia.
Vou rodar com ele no feriado para testes mais apurados e para fazer novas fotos. 
Nesta noite está repousando ao lado do "irmão" mais velho. Espero que se comporte e que desta vez passe muitas outras noites por aí.
Abraço, 
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com

terça-feira, 1 de junho de 2010

3ª Etapa do Festival de Regularidade - Interlagos - 13 de Junho


No dia 13 de junho ocorrerá a 3ª etapa do Festival de Regularidade, em Interlagos. Para informações e inscrição clique na foto acima ou aqui.

Nas duas primeiras etapas, de Puma, foram dois maus resultados. Décimo lugar na primeira etapa (na chuva) e abandono na segunda etapa por vazamento de óleo durante o período de treino.
Espero melhorar a performance nesta etapa.

Ainda não decidi se irei com o Puma ou se estrearei o Passat. A ver.


Abraço,
@MarceloSCamara
e-mail: semeuTSfalasse@marcelocamara.com